domingo, agosto 31, 2008

História....

Eu tenho uma história predileta, desde de pequena, quando mãe costumava ler pra gente na hora do Culto... De um livro chamado: E, para o resto da vida, de Wallace Leal V. Rodrigues. E o título da história é:

"A Tábua

Quando menino eu era traquinas, rabugento, respondia a tudo que me dissessem e não contribuia absolutamente para que nossa casa fosse um paraíso. Muito pelo contrário!
Meus pais me aconselhavam com paciência infinita e com muito amor sem que eu, entretanto, seguisse os seus conselhos.
Um dia papai me chamou para conversarmos. Eu tinha feito diabruras de toda espécie e pensei que ele tinha perdido a paciência e ia, ou dar-me uma surra, ou um castigo e uma repreensão.
Ele, todavia, não fez nada disso. Não parecia aborrecido e simplesmente me disse:
- Filho, eu percebo que você não tem idéia do que é a tua conduta. Mas pensei em algo que poderá mostrar-te isso muito bem. É uma brincadeira, mas poderá ajudá-lo muito. Venha comigo.
Levou-me à sua improvisada oficina de trabalho. Lá dentro falou-me:
- Veja, tenho aqui uma tábua nova, lisa e bonita. Todas as vezes que você desobedecer ou tiver uma ação indevida, espetarei um prego nela.
Pobre tábua! Em breve estava crivada de pregos! Mas, a cada vez que eu eu ouvia meu pai batendo o martelo, sentia um aperto por dentro. Não era só a perda daquela tábua tão bonita, aquilo era, também, uma humilhação que eu mesmo me infrigia.
Até que um dia, quando já havia pouco espaço para outros pregos, eu me compadeci da tábua e desejei, de todo o coração, vê-la nova, bonita e polida como era. Fui correndo fazer essa confissão a meu pai e ele, fingindo ter pensado um pouco, me disse:
- Podemos tentar uma coisa. De cada vez que você se portar bem, em qualquer situação, eu arranco um prego. Vamos experimentar.
Os pregos foram desaparecendo até que, ao fim de certo tempo, não havia nenhum. Mas não fiquei contente. É que reparei que a tábua, embora não tivesse pregos, guardava as marcas deles.
Discuti isso com meu pai que me respondeu:
- É verdade, meu filho, os pregos desapareceram, porém as marcas nunca poderão ser apagadas. Acontece o mesmo com o nosso coração. Cada má ação que praticamos deixa nele uma feia marca. E mesmo que deixarmos de cometer a falta, a marca fica lá: é a culpa.
Nunca mais me esqueci daqueles peregos e da tábua lisa e polida, cuja beleza foi inapelavalmente destruída. E passei a tomar muito cuidado para que a sensação de culpa não marcasse daquela forma o meu coração. Essa experiência me fez pensar muito e estou certo de que, uma vida digna e bem vivida, poderá levar um coração, até o fim, a se manter livre de qualquer porego e das marcas consequentes..."

E olhando para a minha vida, tenho reparado que não tenho vivido de forma que eu pudesse me sentir satisfeita! Digamos que a minha tábua, ou está cheia de pregos, ou cheia de marcas! E isso não é uma coisa da qual eu me vanglorio de detectar!
Tenho feito coisas das quais me arrependo, tenho magoado pessoas de uma forma tão grave, que é impossível que algum dia elas possam me perdoar... E isso me dói, porque num momento impensado, num momento de ira, de raiva, de mesquinharia, eu agi inapropriadamente e depois me arrependi amargamente, só que já era tarde demais!!

Ontem mesmo eu agi impulsivamente, num momento de irritação, eu deixei que tudo que eu estava guardando (e estava contente por estar me esforçando em não machucar ninguém com minha irritação) saísse de mim, magoando as pessoas ao meu redor! Sei que fiz mal... sei que vou eternamente falar que a culpa não foi minha... mas, quem além de mim poderia não ter gritado?! Não ter perdido a cabeça?! Não ter voltado atrás?!

Eu fiz o que fiz... posso até estar arrependida do modo que agi... mas também acho que a outra pessoa agiu errado! E como eu sei que ela acha que a única errada da história sou eu, vamos ficar nesse impasse... "eu só falo com vc quando vc falar comigo" e vamos ficar sem falar um com o outro!

Está sendo complicado pra mim, ficar sem a pessoa que mais sabe da minha vida, com quem eu mais converso, a pessoa que mais me entende, que mais me apóia, mesmo sem ser a favor do que quer que faça ou pense, mas está ali pra mim... Mas se é preciso esse tempo para revermos o que realmente existe... e se realmente existe alguma coisa, que seja...

Essa semana vai começar com o pé esquerdo, mas com esperança que troque de pé até o fim dela!!!

Desculpem-me o desabafo, mas precisava disso... precisava colocar pra fora o que me incomodou horrores nessas últimas 24 horas!

Tenham todos uma ótima semana!!!

Beijinhos

7 comentários:

Danielle Balata disse...

Lu,
As vezes um tempo é bom para ambos... e vai ser muito bom para você pensar e vê por que está agindo assim.. o que está te levando a ter esses impulsos..
Olha, converse com Deus, diga a ele seus problemas.. não lamente, apenas peça orientação para que tu encontre o caminho certo de agir com as pessoas e com os seus proprios sentimentos.. com certeza ele vai te dá a melhor resposta.

Fique bem.. forças e nada de pensar que essa semana vai começar ruim, vai começar otima, por que vc está viva e com saúde e acima de tudo é consciente que precisa mudar.. basta só agir agora.

Beijos

Ingrith disse...

Vixe, menina, pensa eu e Xuxu... mas a gente briga, mas a gente briga tanto... que qdo eu não brigo eu sinto saudades...

Relaxa, brigar com quem a gente ama é super normal, pq existe uma preocupação do outro com a gente, com o tempo vc aprender a escutar sem se ofender e ai as brigas acabam... e a graça tb, rs

Sabrina Mix disse...

Como (sabiamente) diz meu namorado (apesar de eu raramente conseguir me lembrar disso nas horas de raiva): quando a pessoa grita, perde a razão. Independentemente se ela tinha ou não.

Converse com essa pessoa. Mas uma conversa franca, séria, sem sobressaltos.

Vai fazer bem para vocês.

Beijos e sucesso!!!

http://www.sabrinamix.com

Sabrina Mix disse...

Oi, menina!

Estou fazendo uma PROMOÇÃO MAGNÍFICA no meu blog: http://www.sabrinamix.com/pag/blog/blog.htm.

Apareça lá!

Beijos e sucesso!!!

eliana55 disse...

Oi, lindinha!!!
Estou de volta, na luta e recomeçando pela enésima vez kkkk. Bjs.

Lá Ruivona disse...

Olá amada mia!
Que bom ter vc de vez em quando no meu espacinho...
Ce viu só a atriz que sou! hauhauha...
Aguarde o proximo post!

TE AMO!!
Bjus e saudades!

eliana55 disse...

Que pena!!!! Mas logo tudo volta ao normal. Estou esperando um post novo, quem sabe vc não vai em um cyber???? Bjs.

Primeira Meta...